Câmara aprova alterações na Lei Municipal para flexibilizar prazos de adequação de calçadas.

por Osmar de França Pereira publicado 05/03/2024 10h54, última modificação 05/03/2024 10h54

Câmara aprova alterações na Lei Municipal para flexibilizar prazos de adequação de calçadas.

Mudanças visam facilitar cumprimento das obrigações pelos munícipes e promover urbanização sustentável.

A Câmara Municipal de Sapezal aprovou em segunda votação na manhã desta segunda-feira (4), o PL nº 01/2024 que propõe alterações na Lei Municipal n° 1.555/2020, a qual dispõe sobre a construção, adequação de calçadas e arborização urbana no perímetro urbano do município. As mudanças têm como objetivo principal flexibilizar os prazos para adequação das calçadas, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelos munícipes e as especificidades das obras em andamento.
A primeira alteração aprovada no projeto busca disciplinar o caso de imóveis em construção ou reforma, tornando obrigatória a execução das calçadas apenas no prazo de conclusão da obra. Tal medida se fundamenta na inviabilidade de construir ou adequar calçadas antes da finalização de uma obra, pois durante o processo podem ocorrer desgastes e danos nas mesmas, tornando necessária à sua reconstrução ou reparo.
Já a segunda alteração dispõe sobre os prazos para adequação das calçadas, levando em consideração o período chuvoso e as dificuldades enfrentadas pelos munícipes na contratação de mão de obra. Os prazos originalmente fixados na lei não são suficientes para que as adequações sejam realizadas, tornando-se necessário prorrogá-los para garantir que os proprietários tenham tempo hábil para cumprir com suas obrigações.
Essas mudanças buscam garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir para a melhoria da infraestrutura urbana de forma adequada e dentro de suas possibilidades.
Com a aprovação do PL, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e a qualidade de vida de seus munícipes, demonstrando a capacidade de adaptação e o diálogo constante com a comunidade para encontrar soluções que atendam às suas necessidades.

Assessoria de Imprensa/CMS
Edmar Zorze
DRT1944/MT