Câmara aprova indicação para construção de calçadas em Zonas de Interesse Social e isenção do IPTU

por Assessoria de Imprensa — publicado 27/03/2024 11h03, última modificação 27/03/2024 11h03
Visando melhorias significativas para as comunidades em Zonas de Interesse Social
A Câmara Municipal aprovou na manhã desta segunda-feira (25), a indicação nº 19/2024, visando melhorias significativas para as comunidades em Zonas de Interesse Social. A proposta, agora encaminhada ao poder executivo, visa determinar estudos para a construção de calçadas nos imóveis situados nessas áreas, custeadas pelo Poder Público, sem ônus posterior aos proprietários. Além disso, propõe-se a implantação de isenções futuras no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os proprietários que construírem calçadas em seus terrenos, com amortizações anuais e gradativas até a compensação integral do gasto realizado.
Esta iniciativa busca resolver uma questão essencial para as comunidades em Zonas de Interesse Social, onde a infraestrutura muitas vezes é precária. Calçadas em boas condições não apenas melhoram a acessibilidade, mas também promovem a segurança e a qualidade de vida dos moradores. No entanto, muitos proprietários desses imóveis podem enfrentar dificuldades financeiras para arcar com os custos de construção e manutenção das calçadas.
Com a aprovação dessa indicação, espera-se que o Poder Público assuma a responsabilidade pela construção das calçadas, aliviando os proprietários de qualquer despesa. Essa medida não apenas garante a equidade no acesso à infraestrutura básica, mas também contribui para a valorização dos imóveis e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
Além disso, a proposta de isenção futura do IPTU para os proprietários que investirem na construção de calçadas em seus terrenos é uma estratégia inteligente para incentivar a participação ativa dos moradores na melhoria do ambiente urbano. Ao oferecer benefícios fiscais, o poder público estimula o engajamento da comunidade na promoção do bem-estar coletivo, ao mesmo tempo em que promove a responsabilidade individual.
Assessoria de Imprensa/CMS
Edmar Zorze
DRT1944/MT