Câmara aprova pedido de medidas contra Moratória da Soja
Na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na manhã de segunda-feira (01), os vereadores deliberaram sobre uma questão de grande relevância para a economia local: a moratória da soja. Após debates e análises, foi aprovado por maioria o requerimento contra a imposição da moratória.
A moratória da soja um acordo comercial que restringe a comercialização de soja produzida em áreas desmatadas legalmente após 2008 e, por consequência, impede o nascimento de novas fronteiras agrícolas e o crescimento de municípios mais pobres.
O requerimento aprovado na sessão solicita ao Senhor Mauro Mendes, Governador do Estado de Mato Grosso, a execução das medidas divulgadas na imprensa mato-grossense relativas à Moratória da Soja em áreas convertidas legalmente no estado, levando em consideração os interesses da comunidade e buscando alternativas que conciliem a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico sustentável.
Vale ressaltar que em março deste ano, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso também aprovou uma moção de repúdio contra a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e à Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), entidades que estabeleceram o acordo. A moção de repúdio foi proposta pela deputada Janaina Riva.
A decisão da Câmara Municipal de aprovar o requerimento contra a moratória da soja reflete a preocupação dos representantes locais com os impactos dessa medida sobre a comunidade. Agora, cabe ao governador avaliar as demandas apresentadas e buscar uma solução que atenda aos interesses de todos os envolvidos, garantindo a sustentabilidade ambiental e econômica da região.
Assessoria de Imprensa/CMS
Edmar Zorze
DRT1944/MT