CAMPANHA FEVEREIRO ROXO

por Assessoria de Imprensa — publicado 18/02/2022 12h41, última modificação 18/02/2022 12h41
O lema da campanha é “SE NÃO HOUVER CURA, NO MÍNIMO, HAJA CONFORTO”

O lema da campanha é “SE NÃO HOUVER CURA, NO MÍNIMO, HAJA CONFORTO”. O fevereiro roxo está voltado à três doenças: LÚPUS (LES), FIBROMIALGIA e ALZHIMER.

Campanha criada para chamar a atenção e nos conscientizar a respeito de algumas doenças, pouco conhecidas pela maioria da população, mas que tem impacto no cotidiano dos seus portadores, pois não possuem cura, mas que com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado se consegue melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

O lúpus (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, ou seja, o próprio organismo ataca órgãos e tecidos. Pode atingir só a pele, mas também órgãos internos.

Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Podem se agravar (crise) por alguns períodos e, posteriormente, melhorar.

Embora não haja cura para o lúpus, os tratamentos atuais procuram melhorar a qualidade de vida pelo controle dos sintomas e pela diminuição das crises. Isso começa com modificações no estilo de vida, incluindo dieta e proteção contra o sol. Outras medidas de controle da doença incluem medicamentos, como anti-inflamatórios e esteroides.

O diagnóstico é clinico e laboratorial e o especialista mais indicado para fazer o acompanhamento e tratamento é o reumatologista.