CAMPANHA JANEIRO BRANCO

por Assessoria de Imprensa — publicado 24/01/2022 14h35, última modificação 26/01/2022 14h33
O início do ano é marcado pela Campanha “Janeiro Branco”, que mobiliza milhares de pessoas no engajamento para o alerta sobre a importância de cuidar da saúde da mente e prevenir os casos de suicídio no Brasil. Geralmente nesse período as pessoas tendem a refletir sobre a trajetória de vida, relacionamentos, desafios, conquistas, entre outras questões que chegam à mente.
Considerando essas demandas, janeiro foi escolhido para representar a saúde mental no Brasil. Estima-se que de cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de problemas relacionados à saúde mental.
O “Janeiro Branco” foi criado em 2014, em Minas Gerais, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Atualmente, a campanha conta com colaboradores em diversas cidades do território nacional e a aderência aumenta a cada ano. Além disso, em muitas cidades é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto. O tema se tornou ainda mais necessário por conta de tudo que tem ocorrido no mundo com a pandemia do Novo Coranavírus (COVID-19).
A Psicóloga Luana Santana reforçou a importância de cuidar da saúde mental e do reforço voltado para a prevenção nesse aspecto. Com a Campanha “Janeiro Branco” reforçamos essa ideia de quem cuida da mente cuida da vida. Se estamos falando de saúde, estamos falando, também, de qualidade de vida e bem-estar. É consenso que a saúde emocional é tão importante quanto a física. O nosso organismo pode ser observado por uma perspectiva biológica ou psicológica, mas isso não significa que esses aspectos estão separados.
Uma dica importante que ajuda a identificar o desenvolvimento de um problema psicológico, é avaliar o tempo que os sintomas permanecem no seu dia a dia, ou seja, se são recorrentes. Problemas, todos temos, porém a partir do momento em que eles começam a aparecer de forma contínua, implicando assim, em prejuízos nas suas atividades diárias, é o momento de parar e de procurar a ajuda de um profissional. O sinal de alerta e a atenção aos sintomas deve ser acionado quando os conflitos passam a ser recorrentes e prejudiciais, sem observação de melhora. Assim, a psicoterapia é uma grande aliada no tratamento de problemas psicológicos.
Assessoria de Imprensa/CMS
Vídeo: Osmar Pereira