Colégio IPES convida vereadores para conhecer o projeto cultivo de frutas e hortaliças na escola

por Assessoria de Imprensa — publicado 05/07/2021 13h20, última modificação 05/07/2021 13h30
O projeto é desenvolvido pelas professoras com a turma do 2º e 3º anos do Ensino Médio
Na manhã da última sexta-feira (02), a Presidente da Câmara Dra. Zildinei, os vereadores Luizinho e Ailton Monteiro foram convidados pelas professoras Ivany Magalhães e Joice Zorzan para conhecer o projeto cultivo de frutas e hortaliças na escola.
O projeto é desenvolvido pelas professoras com a turma do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os professores Leandro Sampaio e Orivaldo Severo e os alunos do 1ºano também contribuem com conhecimento e boa vontade nas tarefas exaustivas da implementação do projeto.
“O projeto surgiu a partir de uma discussão sobre produção alimentícia para as famílias de baixa renda que estejam em situação de insegurança alimentar na cidade de Sapezal, Mato Grosso. Além da promoção da reflexão em sala sobre uma questão social gravíssima da realidade nacional, que é a fome, os alunos também aprenderão com esse projeto a estrutura dos gêneros projeto e artigo científico. Ademais também ampliaram os conhecimentos sobre o cultivo de árvores frutíferas e hortaliças com a implementação da horta comunitária no Colégio IPES Sapezal, Mato Grosso”.
“Os alunos do 2° e 3anos do Ensino médio refletiram sobre a insegurança alimentar e seu impacto nas camadas populares, após a reflexão, chegaram à conclusão de que algo devia ser feita. Por isso, resolveram intervir na realidade, após observar que havia espaço ocioso na escola no qual poderia ser implementado uma horta e plantio de árvores frutíferas com a finalidade de produzir alimentos e distribuí-los para pessoas de baixa renda, em parceria com a Assistência Social de Sapezal-MT”.
“A missão principal a ser alcançada pelo projeto é a intervenção espacial (no espaço escolar) e a intervenção social (sociedade carente do município de Sapezal-MT). Essa intervenção acontecerá a partir do uso de locais que não serão utilizados pela escola IPES (Instituto Presbiteriano de Educação Simonton), ou seja, lugares ainda sem função concreta, disponibilizados pela escola! Ainda no contexto de intervenção espacial escolar, os alunos envolvidos aprenderão mais sobre o cultivo e produção hortifrúti, a elaboração de artigos e o debate sobre a insegurança alimentar. No contexto de intervenção social, temos a doação de toda produção para a população carente, sem contar na doação de brotos para o cultivo próprio”.
“Parabenizamos os professores, alunos e demais envolvidos neste importante projeto que além de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o cultivo, o alimento chegará à mesa daqueles que mais necessitam”.
Assessoria de Imprensa/CMS