Vereadores indicam uma extensão do Centro de Hemodiálise em Sapezal

por Assessoria de Imprensa — publicado 07/06/2022 13h22, última modificação 07/06/2022 13h22
Indicação de iniciativa dos vereadores Dra. Zildine Panta e Luizinho Motorista
A Câmara Municipal aprovou em sessão ordinária na noite desta segunda-feira (06), a indicação nº 024/2022 de iniciativa dos vereadores Dra. Zildine Panta e Luizinho Motorista. Os parlamentares sugerem ao Poder Executivo que viabilize junto as autoridades competentes uma extensão do centro de hemodiálise do município de Tangará da Serra para Sapezal.
Em nossa região atualmente 36 pessoas se deslocam de seu município, por pelo menos três vezes na semana, para buscar atendimento de hemodiálise em outros municípios. São 07 pacientes, sendo 03 de Campos de Júlio e 04 de Comodoro que vão para a cidade de Vilhena, no estado vizinho Rondônia, e 29 pacientes, sendo 08 de Sapezal, 16 de Campo Novo do Parecis e 05 de Brasnorte, que vão até Tangará de Serra.
“Esta é uma solicitação extremamente necessária, uma vez que o referido centro garantirá tratamento digno aos pacientes renais visando o bem-estar físico e emocional para aqueles que residem na cidade ou nos municípios circunvizinhos”, destacam.
Hemodiálise
Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.
A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista). É possível começar o tratamento para insuficiência renal com medicamentos que controlam os sintomas e estabilizam a doença. Nos casos em que os remédios não são suficientes e a doença progride, pode ser necessário iniciar a hemodiálise. Esta decisão é tomada em conjunto com o paciente e o seu médico nefrologista. A diálise não tem como objetivo tratar a doença renal, mas sim, substituir a função dos rins que estão com seu funcionamento prejudicado.
Assessoria de Imprensa/CMS
Edmar Zorze
DRT1944/MT
Layout: Osmar França