Função da Ouvidoria
Quando foi criada a Ouvidoria da Câmara?
Ouvidoria da Câmara Municipal de Sapezal/MT foi criada através da Lei Municipal nº 1.346/2017, tendo por objetivo assegurar, de modo permanente e eficaz, a preservação dos princípios de legalidade, moralidade e eficiência dos atos dos agentes, relacionados às suas atribuições e competências. A Lei determina as atividades da Ouvidoria do Poder Legislativo Sapezalense.
Você sabe o que é a Ouvidoria?
A Ouvidoria é um canal de comunicação direto e aberto entre a sociedade e o Poder Legislativo para recebimento de solicitações, informações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios, de modo a estimular a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados e na gestão dos recursos públicos.
Conheça os benefícios da Ouvidoria
A criação da Ouvidoria da Câmara Municipal de Sapezal estreita a comunicação entre a sociedade e o Poder Legislativo, permitindo que o cidadão participe do processo de elaboração e discussão das leis municipais. É uma maneira eficaz de demonstrar compromisso e comprometimento com a sociedade.
A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o cidadão e o poder público. E o Ouvidor representa o cidadão, atuando na defesa de seus interesses. A figura do Ouvidor, ou ombudsman, está identificada com a proteção aos direitos individuais. E a Ouvidoria é o órgão interlocutor entre o poder público e a sociedade, recebendo sugestões, comentários, críticas, denúncias e incentivando a participação popular.
Para que serve?
A Ouvidoria é um espaço criado para o cidadão interagir com as políticas públicas. A criação do órgão é o reflexo das aspirações populares por maior participação e conhecimento da atuação do Poder Legislativo. É um instrumento democrático de controle e avaliação que permite acompanhar, comentar, sugerir e elogiar a atuação política dos representantes do povo, contribuindo para a construção e o fortalecimento da democracia, com ética e transparência. É uma ferramenta de consolidação da soberania e participação popular, onde o Ouvidor representa os interesses do cidadão junto à instituição. A Ouvidoria é um espaço de cidadania. Você pode participar enviando sugestões, comentários, dúvidas e solicitações.
Resumo do que é a Ouvidoria
• É o canal de comunicação direta entre a sociedade (cidadão) e o Poder Legislativo (vereadores).
• É a voz da sociedade, o porta-voz do cidadão junto ao Poder Legislativo;
• Por meio da Ouvidoria, a população contribui para aprimorar a qualidade dos serviços que o Legislativo oferece.
• É uma espécie de 'termômetro', recebendo e analisando os comentários sobre a opinião que a sociedade tem da atuação parlamentar.
• É o canal de comunicação que permite ao cidadão – com sugestões e comentários – colaborar com a qualidade do serviço prestado.
• É uma porta aberta para a cidadania.
Para que existe a Ouvidoria?
• Para consolidar a democracia e fortalecer a cidadania, incentivando a participação popular.
• Para receber e analisar as demandas enviadas pelos cidadãos (solicitações, sugestões, comentários, elogios) e buscar soluções, tendo em vista aprimorar a prestação do serviço público.
• Para assegurar ao cidadão o atendimento de suas reivindicações.
• Para levar ao conhecimento dos integrantes do Poder Legislativo o pensamento, os anseios e as necessidades dos cidadãos e auxiliar os parlamentares no processo legislativo (apresentação, discussão e votação de proposições em plenário e nas comissões temáticas).
• Para contribuir e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Legislativo à população, sugerindo e recomendando providências.
• A existência da Ouvidoria estreita a relação entre a sociedade e o Poder Legislativo, permitindo que o cidadão participe do processo de elaboração e discussão das leis municipais.
O que compete à Ouvidoria da Câmara?
Conforme descrito no art. 3º da Lei Municipal nº 1.346/2017, compete a Ouvidoria:
- receber, analisar, encaminhar, acompanhar denúncias, reclamações e representações sobre atos considerados arbitrários, desonestos, indecorosos, ilegais, irregulares ou que violem os direitos individuais ou coletivos, praticados por servidores do Poder Legislativo;
- organizar os canais de acesso do cidadão à Câmara Municipal, simplificando procedimentos;
- orientar os cidadãos sobre os meios de formalização de manifestações dirigidas à Ouvidoria;
- receber sugestões de aprimoramento, críticas, elogios e pedidos de informação sobre as atividades do Poder;
- diligenciar junto às unidades administrativas competentes, para que prestem informações e esclarecimentos a respeito das comunicações mencionadas no inciso anterior;
- manter o cidadão informado a respeito das averiguações e providências adotadas pelas unidades administrativas, excepcionados os casos em que necessário for o sigilo, garantindo o retorno dessas providências a partir de sua intervenção e dos resultados alcançados;
- elaborar relatório mensal e anual das atividades da Ouvidoria, encaminhando-os à Controladoria Interna para conhecimento, utilização continuada e ciência dos resultados alcançados, bem como disponibilizando-os no portal transparência para conhecimento dos cidadãos;
- promover a realização de pesquisas, seminários e cursos sobre assuntos relativos ao exercício dos direitos e deveres do cidadão perante a administração pública;
- organizar e manter atualizado arquivo da documentação relativa às denúncias, reclamações e sugestões recebidas;
- a Ouvidoria manterá sigilo sobre denúncias e reclamações que receber, bem como sobre sua fonte, assegurando a proteção dos denunciantes, quando requerer o caso ou assim for solicitado.
- a Ouvidoria manterá serviço telefônico gratuito, destinado a receber as denúncias e reclamações, garantindo o sigilo da fonte de informação.
Quem é o Ouvidor e como trabalha?
• O Ouvidor Parlamentar é o representante do cidadão no Poder Legislativo, a 'ponte' entre a sociedade e o poder público.
• Defende os interesses do cidadão e da instituição parlamentar, difundindo o papel do Legislativo e de seus integrantes.
• É um agente de transformação social e promotor da cidadania, facilitando a comunicação entre o poder público e a sociedade.
• Suas atribuições estão fundamentadas em princípios éticos.
• O Ouvidor recebe, analisa e encaminha para deliberação as manifestações dos cidadãos, sempre buscando soluções.
Como enviar mensagens para a Ouvidoria?
Saiba os tipos de mensagens que o cidadão pode enviar:
• Solicitações de informações e orientações: informações sobre proposições; orientações sobre leis em vigor.
• Sugestões: propostas para aprimorar os trabalhos do Poder Legislativo.
• Questionamentos ou Reclamações: queixa contra a prestação de serviços ou abuso de autoridade praticada por aqueles que representam o Poder Legislativo.
• Comentários: dúvidas, desabafos, críticas sobre temas variados e atuais, principalmente envolvendo atuação de políticos e agentes da administração pública.
• Elogios: agradecimento aos atendimentos realizados pela Ouvidoria e demais setores da Câmara Municipal.
Como faço para falar com a Ouvidoria da Câmara de Sapezal?
a. Por meio do formulário no site www.sapezal.mt.leg.br
b. Correio eletrônico: por e-mail, enviar mensagem eletrônica para: ouvidoria@sapezal.mt.leg.br
c. Telefone: 0800 647 3553 ou 65 3383 - 0317
d. Pessoalmente na Câmara Municipal, no horário de expediente.
Vale informar que, os temas e assuntos sobre os quais o cidadão pode enviar mensagens à Ouvidoria devem contemplar questões relacionadas às atribuições e competências do Poder Legislativo, previstas na Constituição Federal e nas leis do Estado e do Município.
É necessário identificar-se?
A identificação é fundamental para o recebimento da resposta. Nome e endereço completos são indispensáveis. Se tiver telefone ou e-mail é importante enviar, pois o sigilo é garantido. Denúncias anônimas não são aceitas.
Qual o tempo de resposta?
A Ouvidoria encaminhará resposta ao cidadão no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, a contar do recebimento da manifestação, informando as providências e encaminhamentos adotados.
O prazo mencionado poderá ser prorrogado de acordo com a complexidade do assunto, sendo o cidadão devidamente informado sobre a prorrogação.
Pedidos particulares (emprego, bolsas de estudos, cesta básica, material de construção, etc.) fogem à competência da Ouvidoria.
Existe um modelo para enviar a mensagem e/ou correspondências?
Não existem modelos preestabelecidos. Porém, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Sapezal possui, em sua página na Internet, um formulário o qual pode ser preenchido pelo interessado. O cidadão pode escrever da forma como achar melhor, mas é fundamental que suas informações sejam simples, objetivas, diretas, para que o mais breve possível seja feito o encaminhamento da resposta.
E as denúncias?
Não basta denunciar. A Ouvidoria necessita de um relato completo do assunto, documentos, provas, enfim, tudo o que possa servir para encaminhar à solução. Recomenda-se que o cidadão oficialize a acusação por escrito e com todos os dados pessoais.
Quem responde às mensagens?
É regra na Ouvidoria que todas as respostas sejam orientadas pelo Ouvidor. Nenhum assunto é despachado sem o seu conhecimento ou sem a sua orientação, pois ele é o responsável pela Ouvidoria.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a Ouvidoria da Câmara Municipal de Sapezal, não deixe de utilizar esse canal importante de participação popular!